quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Equilíbrio em Casa através dos Cinco Animais Celestiais





A Escola da Forma é uma das técnicas mais antigas de Feng Shui! Examina as formas, as alterações da topografia de um terreno e o seu simbolismo no ambiente. Através da identificação visual, analisa os edifícios, ruas, riachos, vizinhança.

Ao observar um terreno é possível determinar os pontos em que as correntes Yin ou Yang atravessam a região. Em termos gerais a Terra toda pode ser descrita como montanha e água, ou Yin ou Yang. As montanhas são consideradas Yin, pois são paradas, enquanto a água é Yang e dinâmica. Nos locais onde existem somente montanhas e não há água, o fluxo de energia diminui. Se houver água sem montanhas, a energia será difícil de ser aproveitada.

Como a energia terrestre ocorre no equilíbrio do Yin e do Yang, para um lugar ser favorável sua energia não deve ser estática e nem espalhada. Por isso os melhores locais para se viver são aqueles que possuem montanha e água.

A análise dos cinco Animais Celestiais, também é considerada por essa escola. Cada animal está associado a um dos cinco elementos e aos pontos cardeais: tartaruga ao norte, dragão a leste, tigre a oeste, fênix ao sul e serpente ao centro.


O ponto de início é a direção para a qual o local a ser analisado está voltado. A Serpente fica no centro representando o homem, olhando para frente, em estado de alerta constante, protegida pelos outros que estão à sua volta.

O Dragão está à sua esquerda, é o responsável pela reflexão e pelas decisões. Ele tem poder surpreendente e simboliza o aspecto da sabedoria da mente e do Império. Na paisagem é a montanha ou o edifício mais alto. No lado do Dragão se recomenda ter movimento (máquinas, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, móbiles, etc), água (fontes, aquários, depósitos de água, tanques, etc) e altura (edifícios, árvores altas, paredes).

O Tigre à sua direita, evocando a força física, a violência e o empreendimento, pode defender e atacar. Ele é essencial para a sobrevivência, mas deve ser cuidadosamente controlado. Na paisagem é a montanha ou o edifício mais baixo. Recomenda-se evitar movimentos (fontes, aquários, máquinas e eletrodomésticos) e alturas neste lado (edifícios altos, paredes, montanhas).

A Fênix à sua frente voa para muito longe, sempre para frente, explorando a paisagem e o espaço distante. Representa nossa capacidade de visão para coletar informações sensoriais acerca de nosso ambiente e dos fatos que ocorrem nele.

A Tartaruga às suas costas, equipada com uma casca forte, representa estabilidade e segurança. Sua posição correta é na parte de trás, onde, como uma concha, ela fornece segurança e longevidade, também liberta do medo de qualquer ataque que possa vir pela frente.

Com essas informações é possível procurar o lugar mais favorável ao entrar num ambiente, em casa, no escritório ou em local público.

Procure apoio alto e seguro nas costas, como uma poltrona de encosto alto ou uma parede, evocando o poder da Tartaruga.

Apoios menores ao seu lado direito e mais altos no lado esquerdo, como plantas e mesinhas, representam o Tigre e o Dragão.

E à sua frente, procure manter a visão aberta, livre de obstáculos, para encarar de frente quem se aproxima e para a Fênix poder alçar vôo.
No meio dos quatro animais está você, a Serpente, a dona da sabedoria.

A posição da sua cama é uma das áreas de maior importância para ser harmonizada com a ajuda dos animais celestiais. A área à sua frente é a Fênix, deixe o maior espaço que puder nos pés da cama. Se possível evite guarda-roupas, móveis, TV e outros obstáculos. Evite posicionar a mesa onde seus filhos estudam ou funcionários trabalham de frente para uma parede. Isso se reflete na limitação de suas metas e objetivos.

O lado esquerdo da cama é o Dragão, este é o lugar ideal para se colocar móveis mais altos que a cama. À direita temos o Tigre, lugar ideal para mobílias baixas, como um criado-mudo, mesinha ou banqueta. É importante você ter uma cama com cabeceira inteira, sólida, se for vazada você estará sem a proteção da Tartaruga durante a noite e não terá um sono tão reparador.

Lucimara Stráda - www.harmonizare.com.br


Receita para manifestar Milagres

Milagres somente podem se manifestar quando nos colocamos em uma posição de Abertura e Rendição , e quando, corajosamente, desistimos de ten...